TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 22 de abril de 2014

Adversários de Dilma virão ao Maranhão para campanha ao lado de Dino

Flávio e aliados
Com as recentes negociações que obrigam o PCdoB a rediscutir os acordos das vagas na chapa majoritária da candidatura da oposição, PSB e PSDB mostram que a direção nacional das legendas têm interesse em seus candidatos locais. A prova disso é a vinda dos pré-candidatos à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB), ao Maranhão.

Tanto Eduardo Campos quanto Aécio Neves fazem oposição à presidente Dilma Rousseff (PT) – e aseus programas sociais, como Bolsa-Família e Minha Casa, Minha Vida, mas receberam apoio de Flávio Dino (PCdoB) no Maranhão.

Campos, que definiu a ex-senadora Marina Silva como sua vice, desembarca no sábado em Balsas para evento que lançará a pré-candidatura de Roberto Rocha ao Senado. O ato político vem reforçar os interesses da direção nacional do PSB na candidatura de Rocha, que até o início deste mês, era considerado candidato único dos partidos do campo da oposição.

“É uma honra ter Eduardo Campos, candidato do nosso partido a presidente da República, em um ato político de lançamento de minha pré-candidatura ao Senado em Balsas”, resumiu Roberto Rocha sobre o assunto.

Na verdade, Eduardo Campos, que também estará em Timon para evento do PSB, aproveitará para cobrar dos seus aliados no Maranhão, principalmente de Flávio Dino, a manutenção do acordo de candidatura única ao Senado e barrar quaisquer negociações que passem pela vaga de senador dos comunistas com o PSDB, partido que desde semana mudou o cenário da oposição considera já definido.

Tucanos – Mas, se depender do próprio Flávio Dino, os socialistas terão dificuldades para garantir a candidatura única de Roberto Rocha.

Os tucanos também “usarão” a figura nacional da legenda para pressionar posição de Flávio Dino quanto à abertura de espaço para o PSDB em sua chapa majoritária. Há duas semanas, o PSDB impôs ao comunista a rediscussão de sua chapa majoritária como condição para apoiá-lo na disputa pelo governo. Dino foi até Brasília, onde se reuniu com Aécio Neves, ficando subtendido que ele acatou as imposições tucanas Aécio Neves, virá a São Luís dia 9 de maio.

A agenda do tucano será definida hoje, segundo o deputado estadual Neto Evangelista. Oficialmente, Neves vem para ser apresentado ao eleitorado maranhense. Mas na prática, o senador agenda a visita para anunciar a composição do PSDB com o PCdoB, cujas negociações ainda não foram concluídas.

Inicialmente, essas negociações passavam somente pela vaga de vice de Dino, o que parece já estar resolvido com o PDT. No entanto, os movimentos do ex-prefeito de São Luís, João Castelo, fizeram com que a equação da oposição e a entradado PSDB no grupo ficassem ainda condicionada ás conversas com PSB e PDT.

PCdoB deve abrir espaço para tucanos

Está sendo aguardada para esta semana a reunião final entre PPS, PSDB e PCdoB para definição da adesão das legendas a pré-candidatura do comunista Flávio Dino. E enquanto não chega a definição, a deputada estadual Eliziane Gama garante que seu partido, o PPS, mantém sua pré-candidatura ao governo estadual.

A negociação dos pepessistas e tucanos com o PCdoB passa pela rediscussão das vagas na chapa majoritária de Flávio Dino. De acordo com Eliziane Gama, essa foi a condição colocada pelas duas siglas para que fossem iniciadas as conversas de apoio ao projeto do comunista em carta divulgada pela direção das duas legendas.

As vagas são a do Senado e a de candidato a vice de Dino. Nas primeiras reuniões, ficou encaminhado, segundo Gama, que o espaço de vice seria discutido pelo PSDB o que abre espaço para que o PPS debata sobre a candidatura de senador.

“Não temos nada definido. A tendência é que o PSDB fique com a vaga de vice, e nada mais justo que nós, do PPS, discutamos a possibilidade de entrar na disputa pelo Senado mesmo com uma candidatura a parte já que a legislação nos permite”, afirmou Eliziane Gama.

A deputada fez referência à possibilidade de a oposição ter mais de um candidato a senador além de Roberto Rocha (PSB), que teve sua pré-candidatura confirmada em março pelos sete partidos que apóiam a candidatura de Flávio Dino.

Mais

A ex-senadora, ex-ministra e ex-candidata a presidente da República Marina Silva (PSB/REDE) também pode assistir ao lançamento da pré-candidatura ao Senado de Roberto Rocha, no município de Balsas. A agenda da candidata a vice do presidenciável Eduardo Campos somente será confirmada pela assessoria do ex-governador de Pernambuco na tarde de hoje.

Por Carla Lima/O Estado do MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário