TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 21 de junho de 2014

É tempo de Farinhada: Da retirada da mandioca do chão até o momento final de consumir sua farinha, muito trabalho e satisfação acontecem

São tantas coisas boas pra gente lembrar, e lembrança nos ajuda a retornar no tempo de nossos avós e suas bagagens cheias de tradições. Dentre tantas, hoje relembramos os tempos de farinhada.

Maniva, manaiva, aipim, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniveira, pão-de-pobre, etc. Muitos são os nomes dados a essa árvore cujas raízes são um verdadeiro manjar dos deuses.

Estivemos hoje na localidade Pedra Preta, zona rural de Timbiras e registramos o processo usado para preparar a farinha de puba, uma das mais consumidas no nordeste do país.

São várias as lembranças que vem à cabeça quando presenciamos todo aquele ritual de fazer farinha: O descascar da mandioca, o motor fazendo barulho na hora de ralá-la e a prensa retirando a água de seu interior para finalmente chegar o momento mais esperado que é vê-la no forno sendo preparada para o consumo.

Confesso que foi um momento ótimo e que me fez voltar no tempo vários anos e perceber que mesmo tendo ido embora e convivido na cidade grande por muitos anos não me fez esquecer de como é bom tudo isso…
Fizemos um pequeno clipe mostrando um morador concluindo o processo da fabricação da farinha:


:    
Fonte:oitimba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário