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quinta-feira, 12 de junho de 2014

Quebra-Molas irregulares causam acidentes e muitos transtornos para a população em Timbiras.

Construir quebra-molas sem autorização e fora dos padrões é ilegal. Mas, a prática é comum por aqui. Em Timbiras, no centro da cidade e também na periferia, é possível ver barreiras assim. As construções irregulares causam danos aos veículos e a Prefeitura pouco faz para mudar este quadro.

Pequenos, altos, desnivelados, os quebra-molas irregulares estão por todo lado em Timbiras. Geralmente construídos por moradores com a intenção de coibir o excesso de velocidade nas ruas, eles não têm nenhuma sinalização e são motivos de reclamações dos condutores.

O último quebra-molas construído e que tem levantado muita polêmica é o da rua Sen. Sebastião Archer, lá não existe qualquer sinalização e sua desproporcionalidade na altura já provocou seis acidentes, alguns considerados graves, um exemplo, foi de uma pessoa que caiu e quebrou a Clavícula.

quebramola
Lombada na avenida Senador Sebastião Archer

Mais à frente, no bairro mutirão, é comum você se deparar com uma lombada em quase todas as ruas, parece que cada morador quer ter um quebra-molas pra chamar de seu.

No momento que nossa equipe passava por uma dessas ruas, uma mulher com uma criança na bicicleta, disse que já não suporta a situação, que todos os dias que ela vai para o trabalho suja os pés com a poeira que faz quando passa pelo quebra-molas.

Outros moradores do Mutirão até disseram que se providencias não forem tomadas, irão se reunir em grupo para retirar a lombada que está incomodando todos que passam por ali.

As reclamações foram tantas que chegou a ser motivo de reclamação por parte do vereador Wilson Vieira em uma sessão recente da câmara municipal. Na ocasião ele classificou como “muros” as lombadas existentes na cidade.

A legislação prevê multa para quem coloca lombadas sem permissão. O responsável pelo quebra-molas irregular, se identificado, ainda poderá ser punido criminalmente por danos materiais e por homicídio, se for o caso.

A colocação de quebra-molas na zona urbana está a cargo da Prefeitura, que deve indicar, conforme a legislação, a localização, o espaçamento e o padrão necessários.

Portanto, cabe às autoridades municipais apontar a sinalização adequada, com base na legislação, colocando placas de indicação de velocidade máxima permitida, evitando assim que o redutor não vire um obstáculo infeliz para motoristas.

Fonte: oitimba.com 

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