TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

21 de agosto de 2013: O dia que entrou para a história de Timbiras.

O final do governo de Nonato Pessoa, foi marcado por muitas reclamações e manifestações, uma das mais significativa foi encabeçada pelos professores e profissionais da saúde que reivindicavam salários atrasados e outros direitos como férias e décimo terceiro salário (ver vídeo).

O governo de Fabrízio Araújo começou com a desconfiança de muitos, mas com um certo alívio pela mudança de gestor. Foi um início difícil e que prometia surpresas desagradáveis, principalmente para os servidores públicos do município que passaram a sentir ameaças de perdas de direitos.

Sob a influência dos movimentos que aconteciam no país, os timbirenses começaram a reclamar mais e a partir daí, pensar em se manifestar de forma aberta e sem medo.

O dia 21 de agosto de 2013, ficou na história de Timbiras. Um grupo de alunos insatisfeitos com o cancelamento do desfile de 7 de setembro, foi para a frente da prefeitura e lá tudo começou. Eles eram poucos, mas o movimento foi tomando corpo e em algumas horas já eram centenas.

O protesto se dirigiu para a casa do prefeito Fabrízio e também para a residência do ex-prefeito Chico do Foto; chegando lá, as casas foram invadidas, mas foi a do chefe do executivo que sofreu maior dano (ver vídeo).

Naquela mesma noite, Chico do Foto se manifestou e condenou a atitude dos invasores e disse que era uma injustiça o que fizeram na sua casa já que não fazia mais parte do atual governo (ver vídeo).

OS DIAS SEGUINTES

O clima de instabilidade era grande no município e uma reunião aconteceu na APEMT dois dias depois (sexta-feira, 23) com participação de professores e várias outras pessoas para discutir problemas que inquietavam vários setores da sociedade.

Ao meio dia, os primeiros resultados em reação ao protesto começaram a acontecer, o delegado Zilmar dava voz de prisão a Helicarlos, Antonio Ivaldo e Jandú, que de acordo com algumas acusações eles foram vistos incentivando a invasão e destruição das casas de Fabrízio e Chico do Foto.

A comoção na cidade foi grande e em Codó onde os acusados estavam presos, o clima ficou tenso com a visita à delegacia de Chico do Foto e Dirce Maria, as discussões foram inevitáveis, pois familiares dos presos classificaram como deboche a presença dos dois naquele local.

A liberação dos presos foi concedida pela mesma juíza que os mandou para a cadeia, e a chegada deles na cidade foi comemorada pelos amigos que os receberam no bairro Anjo da Guarda que em seguida foram em carreata pelas principais ruas da cidade (ver vídeo).

As coisas não pararam por aí, no dia 7 de setembro, mais uma grande manifestação aconteceu e dessa vez as depredações foram nos prédios da prefeitura, hospital Victoriano Abdalla e agência do Banco do Brasil (ver vídeo).

Por conta disso a justiça determinou através de portaria, a proibição das manifestações durante o período noturno e também a presença de menores de idade nesses movimentos, mesmo acompanhados dos responsáveis. Essa medida foi repudiada e o grupo de defesa dos direitos humanos de Timbiras, realizou no dia 27 de setembro uma nova manifestação para protestar contra a decisão da magistrada (ver vídeo).

Durante o ato que aconteceu na Praça Benedito Alvim, várias viatura e um efetivo numeroso da polícia militar dava o recado a todos que não seria tolerado mais nenhum excesso como os cometidos em atos anteriores.

E assim foi o ano conturbado de 2013, depois disso, a situação passou a ficar sob controle e o governo Fabrízio tomou um fôlego para poder continuar.

Até hoje, muitas pessoas buscam saber se as manifestações em Timbiras tiveram alguns resultados práticos e quais foram eles. Será que a partir de então as autoridades que governam respeitarão de fato os seus cidadãos? Será que os que pleiteiam governar essa cidade no futuro vai tomar como exemplo esse momento histórico e respeitar o direitos dos seus cidadãos? Só o tempo dirá!

Veja abaixo fotos do dia seguinte da casa do prefeito Fabrizio:









Nenhum comentário:

Postar um comentário