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terça-feira, 14 de outubro de 2014

A Secretaria de Educação inicia 1ª formação com professores alfabetizadores do Pnaic.



Orientadores de estudo responsáveis pelo direcionamento dos estudos em sala de aula, Tatiane Nunes, Jeanne Patrícia Ribeiro, Irene Monteiro, Maria dos Anjos, coordenadora local do município do Pnaic Vanderleia de Araújo representante local do Pnaic a qual responsável pela organização da formação de professores alfabetizadores juntamente com os orientadores.

Essa foi a primeira Formação do Pnaic( Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ) é um programa do governo federal implantado nos municípios Brasileiros com o objetivo de contribuir e de garantir a alfabetização na idade certa com alunos de 1º ao 3º ano na rede publica do ensino fundamental.

As diretrizes do programa são direcionadas atualmente no município de Timbiras para 87 professores efetivos da rede publica, incluindo professores de 1º ao 3º ano da zona urbana e do campo.

O município tem sua contra partida apoiando com matérias pedagógicas e demais necessidades para a realização dessas formações. Organização: coordenadora local e orientadora de estudo.


Alfabetização

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:

1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.

Governos

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
  • alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
  • realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
  • no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

Para conhecer melhor o Pacto

As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:

1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas;
4. Gestão, mobilização e controle social.


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