TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CRAS DE TIMBIRAS - oferece palestra para esclarecer dúvidas

 
A Prefeitura de Timbiras, por meio da Secretaria de Assistência social, realizou na manhã desta quinta-feira (20/11) uma palestra no auditório da associação de moradores do bairro são Sebastião (AMBASS) , com a assistente social Roberta da Silva Sales e a psicóloga Maristela Dantas Magalhães, com o objetivo de esclarecer os serviços que o órgão oferece à comunidade.

Cerca de 160 mulheres compareceram no auditório, onde puderam tirar suas dúvidas e entender o papel do CRAS, como a de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições; O fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, como também promover o acesso das famílias a direitos adquiridos. O órgão é a principal porta de entrada dos usuários da política de assistência social e referência para encaminhamentos à rede de serviços ofertados pelo município.

“Essa reunião foi de grande valia para a nossa comunidade que compareceu e ouviu todas as informações, principalmente sobre a Bolsa Família. A gente espera agora que as pessoas participem mais. Tenho certeza que todos ficaram sabendo dos seus direitos e deveres, a Secretaria de Assistência Social esta fazendo a coisa certa, levando essas informações até a comunidade de forma prática e acessível”, enfatizou a presidente da AMBAS, Marlone de Assunção da Luz.

Na ocasião foi informado onde os serviços funcionam; horários de atendimento; quais os serviços e o público beneficiado. Um dos assuntos que mais chamou atenção foi às condicionalidades do programa bolsa família. Condicionalidades são compromissos que devem ser cumpridos pela família na área da educação e saúde, para que possa permanecer recebendo o benefício.

“Eu vim para saber por que tem muita gente com o cartão do Bolsa Família sendo bloqueado e ficando sem receber o benefício. A moça explicou que a gente tem que cumprir com as obrigações do programa na área da educação e da saúde”, indagou a dona de casa Maria Rosa.”

A assistente social Roberta da Silva Sales informou que “essa é apenas a primeira de muitas palestras que irão acontecer, tanto na sede, quanto na Zona Rural do município. Hoje, por exemplo, ficamos muito contentes pelo grande número de pessoas que vieram assistir a nossa palestra. Tenho certeza que vai ajudar muito essa comunidade a obter mais informações”.

Condicionalidades bolsa família
Na educação

Matricular as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em estabelecimento regular de ensino;

- Garantir a frequência escolar de no mínimo 85% da carga horária mensal do ano letivo, informando sempre à escola em casos de impossibilidade do comparecimento do aluno à aula e apresentando a devida justificativa;

- Informar de imediato ao setor responsável pelo PBF no município, sempre que ocorrer mudança de escola e de série dos dependentes de 6 a 15 anos, para que seja viabilizado e garantido o efetivo acompanhamento da frequência escolar.

Na saúde

Para gestantes e nutrizes:

- Inscrever-se no pré-natal e comparecer às consultas na unidade de saúde mais próxima da residência, portando o cartão da gestante, de acordo com o calendário mínimo do Ministério da Saúde;

- Participar das atividades educativas ofertadas pelas equipes de saúde sobre aleitamento materno e promoção da alimentação saudável.

Para os responsáveis pelas crianças menores de 7 anos:

- Levar a criança às unidades de saúde ou aos locais de vacinação e manter atualizado o calendário de imunização, conforme diretrizes do Ministério da Saúde;

- Levar a criança às unidades de saúde, portanto o cartão de saúde da criança, para a realização do acompanhamento do estado nutricional e do desenvolvimento e outras ações, conforme calendário mínimo do Ministério da Saúde.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Timbiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário