TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

domingo, 11 de janeiro de 2015

Governo municipal e sindicato dos professores negociam reajuste salarial para 2015.

apemt aseembleia

Em assembleia geral realizada ontem (10/01), pela manhã na APEMT, a direção do núcleo do SINPROESEMMA de Timbiras expôs aos professores da rede municipal de ensino o resultado da reunião ocorrida na terça-feira, 06/01, com o prefeito Fabrízio Araújo e membros do governo ligados à área da educação e também previdenciária.

Segundo o sindicato, foi criada uma comissão composta por professores para estudar a situação dos recursos do FUNDEB municipal e partir daí emitir um relatório sugerindo, se fosse o caso, algumas mudanças ou adequações onde fosse necessário. 

Quem primeiro usou a palavra foi o presidente da APEMT/SINPROESEMMA prof Walterly Lima, que detalhou de forma minuciosa o que foi levantado pela comissão nesse período de estudo e em seguida falou da proposta do governo municipal em relação ao aumento salarial para a classe de professores. Segundo o presidente, o prefeito Fabrízio Araújo propôs uma diminuição de alíquota de 17 para 12% no repasse patronal do IPAM para que pudesse assim reajustar em 5% o salário dos profissionais da educação para 2015, pois segundo o chefe do executivo municipal seria impossível repassar o mesmo aumento do piso nacional para a classe, baseado na previsão dos repasses do FUNDEB para este ano.

Na assembleia, o governo Municipal foi representado pelo o secretário de educação Antonio Filho, que iniciou sua fala fazendo um breve relato dos problemas encontrados quando assumiu a pasta e de como está sendo o seu trabalho e de sua equipe.

Em relação ao relatório, o secretário demonstrou preocupação e afirmou que irá se empenhar muito para resolver os problemas que se arrastam há anos e que segundo ele, impedem o bom andamento da educação no município, o que tem se refletido em sala de aula causando, por exemplo, a promoção de alunos ao ensino fundamental maior sem saber ler nem escrever.

“A questão das permutas já é algo superado, agora o grande desafio será lotar todos os professores em seus devidos lugares, principalmente os da zona rural, isso irá corrigir grandes distorções e com certeza colaborar para o ajuste da folha de pagamento. Iremos reorganizar rotas mais eficientes para o transporte escolar e substituir para alguns lugares o tão criticado ‘pau de arara´ por ônibus, que irá dá mais qualidade à nossa educação e com certeza diminuir gastos também nessa área”, disse o secretário.

Em relação ao pagamento do terço de férias dos professores referente ao ano de 2014, Antonio Filho afirma que o prefeito Fabrízio Araújo se comprometeu em pagá-lo até o dia 30 deste mês.
O aumento sugerido pelo sindicato aos professores para 2015 foi de 8%, bem abaixo do aumento do piso salarial para a classe que foi de 13%, anunciado semana passada pelo MEC

“Esse não é o aumento que merecemos, mas é o que se pode pleitear no momento, há 5 anos atrás, o ajuste na folha de pagamento era uma questão de ética, de moralidade e de legalidade, hoje é uma questão de sobrevivência”, frisou Walter Lima ao final de sua fala.

Governo e sindicato voltam a se encontrar para uma nova rodada de negociações no final do mês de janeiro, para que possam definir de vez como ficará a política salarial para o ano de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário