TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 16 de março de 2015

BLITZ - PM de Timbiras cobrar uso do capacete e documentos dos veículos.


A partir de hoje a policia militar de Timbiras fará Blitz em toda a cidade, "segundo o Sargento Sebastião, o objetivo é de por o transito Timbirense na lei, e a principio estaremos todos os dias cobrando a partir de hoje segunda-feira (16/03) o uso do capacete, retrovisores e também a documentação da moto ou do carro, e a tolerância para motos sem placas também já se esgotou o prazo que nós demos a população, então é bom que todos andem nos trilhos para evitar que seu veiculo seja apreendido e encaminhado para o Detran de Codó, outra coisa também é em relação aos de menores pilotando ou até mesmo dirigindo, se for pego os pais vão ser multados, concluiu Sargento Sebastião".



"Seu Antonio que é mototaxista, nos contou que é lei e é o correto andar com o capacete, pois além de evitar um traumatismo ou qualquer pancada na cabeça, deixa organizado a classe que tem uns que não dão exemplo e andam sem o acessório do equipamento, enfatizou o mototaxista".

"Já para o professor Francisco, que foi barrado pela blitz na manhã desta segunda-feira, onde ele se encontrava sem o capacete, sem o documento da moto e os retrovisores, essa atitude é louvável pois às vezes  o costume põe a boca torta, então se é pra usar vamos usar então e fazer tudo correto, concluiu o professor".

SAIBA PORQUE O CAPACETE É DE USO OBRIGATÓRIO

O capacete é um item de segurança obrigatório para os motociclistas. Não só porque o Código de Trânsito Brasileiro exige o seu uso, mas também porque ajuda a evitar consequências mais graves em acidentes de trânsito.

Para o uso correto, o capacete deve estar devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior,  e a viseira deve estar abaixada. Em lojas especializadas, eles são encontrados em várias cores e tamanhos, mas o ideal é que ele fique confortável na cabeça (nem maior, nem menor) e é indispensável que seja certificado pelo Inmetro. (Confira se o capacete apresenta o selo do órgão). Além disso, deve estar dentro do prazo de validade, que é de cinco anos. Caso o motociclista sofra algum acidente, o capacete deve ser inutilizado e outro deve ser adquirido.

Outro fator importante é ficar atento ao modelo do capacete. Alguns são proibidos por lei, como é o caso do coquinho que não protege a nuca. No caso de acidentes, a tendência desse modelo é sair da cabeça do condutor.

Ainda nos dias de hoje vemos muitos motociclistas que circulam pelas vias sem esse item de segurança. Além de ser considerada uma infração gravíssima, com multa de R$ 127,69 e perda de sete pontos na carteira, é um risco altíssimo que o condutor e o passageiro assumem. No caso de um acidente, o risco de fraturas graves na cabeça, uma região sensível do corpo, é consideravelmente diminuído com seu uso.

Não devemos ser negligentes com a nossa própria segurança. Cheque se o seu capacete atende às normas exigidas e, caso não tenha um, adquira imediatamente. Muitas vidas podem ser salvas com esse simples gesto. Seja consciente e alerte seus amigos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário