TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Vem ai a 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP



Leandro Reis/Graduando em Ciências Naturais - UFMA


A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) é realizada a cada ano nas escolas públicas. Existe há 10 anos e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA – ambos, tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Os alunos participantes da OBMEP que tiveram um bom rendimento, ou seja, que forem medalhistas têm o direito de participar dos programas que o Governo Federal disponibiliza. Dentre eles temos:
Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que é destinado aos alunos medalhistas da OBMEP, realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país, e também no fórum virtual. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.

POTI - Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo que é destinado aos interessados em se preparar para as provas da OBMEP e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que estejam matriculados no oitavo ou no nono ano do Ensino Fundamental ou em qualquer uma das séries do Ensino Médio.

PICME - Programa de Iniciação Científica e Mestrado, um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado). Desde a sua criação, mais de 2000 alunos já receberam bolsa do PICME.

Infelizmente, no município de Timbiras, de dez escolas municipais somente cinco foram inscritas, e só há duas escolas do Estado para o ano de 2015. Porém, no ano de 2014 três alunos se destacaram na OBMEP com Menções Honrosas (premiação dada pela OBMEP aos alunos que obtiveram bom rendimento, mas que não adquirem medalha). Quero aqui parabenizá-los e que continuem sempre se dedicando nos estudos. Que esse ano vocês e todos que irão fazer a prova tenham um bom rendimento e consigam a tão sonhada medalha. Basta dedicação que irão conseguir.

Os alunos que tiveram em bom rendimento com Menções Honrosas no ano de 2014 foram:
ü       RIKELME LUAN DA SILVA LIMA – Escola Maria de Lourdes Coelho Silva;
ü       LUZIA THAYNA DE SOUSA NASCIMENTO – Escola Maria de Lourdes Coelho Silva;
ü       POLIANA OLIVEIRA RAMOS – Escola Alberto Abdalla.
No dia 2 de junho de 2015, acontecem as provas da 1ª fase. Os alunos classificados farão a prova da 2ª fase no dia 12 de setembro, e os resultados serão divulgados no site da Olimpíada no dia 27 de novembro.
Se você confia em seus sonhos, ninguém mais precisa acreditar, pois quem vai fazê-los realidade é a sua força de vontade. Essa é a hora de colocar em prática o que aprendeu, então, boa sorte nesta etapa a todos.

Por Leandro Reis/MONITOR DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Jr (PIC) - OBMEP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário