TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Codoense representa o Brasil e entrega declaração à ONU; leia!

COROATÁ ONLINE MA | 06:50 |
A maranhense natural de Codó, Região dos Cocais, Irlane, de 17 anos, embarca na quarta-feira, dia 23, para Nova Iorque, rumo à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Participante do projeto Essa é Minha Vez, da Plan International Brasil, ela pedirá aos líderes mundiais que coloquem os direitos das meninas na agenda do desenvolvimento que será apresentada esta semana. Ao lado de outras oito meninas de três países (Filipinas, Quênia e Paquistão), incluindo outra brasileira, a carioca Luiza, 17 anos.

Irlane participou da criação da Declaração das Meninas, que expressa à opinião de mais de 500 meninas do mundo, explicando que “as meninas são a chave para toda solução sustentável, e não será possível progredir sem elas”. No documento há reivindicações nas áreas de saúde, proteção, educação e profissionalização.

“Foi de suma importância tanto para mim quanto para o projeto, saber realidades que não são tão diferentes da minha, que são realidades bem próximas. Foi surreal, eu não esperava ser escolhida, sei que falo muito, mas realmente não esperava, fiquei um tanto surpresa por as demais meninas acharem que eu tenho capacidade de representá-las e às outras meninas do Brasil inteiro na Assembleia Geral da ONU, estou orgulhosa de mim mesma”, exalta Irlane.

A declaração com reivindicações foi entregue para cada Ministro do Brasil e pessoalmente a presidenta Dilma Rousseff, quando veio a São Luís no mês de agosto fazer entrega das casas do projeto Minha Casa Minha Vida.
Do projeto nacional, 25 meninas participam e apenas Irlane foi escolhida por todas para representar o Brasil na ONU.

Sobre o Essa É a Minha Vez!

Visando, um maior envolvimento e visibilidade do papel de meninas como Irlane e Luiza em negociações como esta da ONU, que a Plan International idealizou junto com outras parcerias globais o projeto, que acontece simultaneamente em quatro países: Filipinas, Brasil, Quênia e Paquistão.

Levando em conta os diversos desafios que as meninas passam em todo o mundo, o projeto tem por finalidade apoiar o processo de desenvolvimento de habilidades de liderança e advocacy de um grupo de meninas brasileiras, com entre 14 e 18 anos, representando as cinco regiões do Brasil.

Por meio de uma série de ações, o projeto pretende fortalecer o conhecimento e capacidade das meninas adolescentes para que se sintam confortáveis e empoderadas para expressar suas opiniões de uma forma eficaz e sem barreiras.


Opiniões estas que estão expressas na Declaração das Meninas, e que visam ampla repercussão para influenciar os governos a viabilizar suas demandas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e nas políticas globais e nacionais pós-2015, assim como planejar o monitoramento dos compromissos assumidos pelos governos nos seus respectivos países.

O projeto Essa É a Minha Vez! começou com encontros locais com dez meninas em cada uma das cinco regiões do Brasil, nos estados do Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Brasília. Nestes grupos elas iniciaram a reflexão e o debate sobre a vida das meninas e seus direitos no País. Destes grupos locais foram escolhidas duas meninas de cada região para um encontro em Brasília e deste grupo Luiza e Irlane foram selecionadas para a reunião da ONU em Nova York.
A Declaração das Meninas do Brasil está disponível para leitura no site da Plan International Brasil.

O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário