TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Ouvidora e integrantes do Conselho Superior são empossados para o biênio 2015-2017

Autoridades do MPMA, Justiça e representantes do Poder Executivo compuseram mesa de abertura
Na manhã desta segunda-feira, 23, em sessão do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, foram empossados a ouvidora do Ministério Público do Maranhão, Rita de Cássia Maia Baptista Moreira, e os componentes do Conselho Superior do MPMA: Francisco das Chagas Barros de Sousa, Carlos Jorge Avelar Silva, Sandra Lúcia Mendes Alves Elouf e Domingas de Jesus Fróz Gomes, eleitos para o biênio 2015-2017.

Os atos de posse foram entregues pelo procurador-geral de justiça em exercício, Francisco das Chagas Barros de Sousa, que presidiu a sessão.

Servidores e membros do MPMA e familiares dos empossados prestigiaram a solenidade
Também eleito para o Conselho, o ato de posse de Francisco das Chagas foi dado pela procuradora de justiça Iracy Martins Figueiredo Aguiar. A leitura dos termos foi feita pela procuradora de justiça Flávia Teresa de Viveiros Vieira.

Do MPMA, além de Francisco das Chagas e de Rita de Cássia Baptista, compuseram a mesa da solenidade a procuradora de justiça Mariléa Campos dos Santos Costa (ex-ouvidora) e as promotoras de justiça Ana Teresa Silva de Freitas (diretora da Escola Superior do Ministério Público-ESMP) e Camila Gaspar Leite (integrante da diretoria da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão-Ampem).

Camila Gaspar representou a Ampem na cerimônia
Igualmente integraram a mesa o desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Marcelino Chaves Everton, a secretária municipal de informação e tecnologia, Tati Lima, que representou o prefeito Edivaldo Holanda, e a ouvidora da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Elivânia Estrela Aires.

TRANSPARÊNCIA

Como representante da Ampem, a promotora de justiça Camila Gaspar desejou que o Conselho Superior e a Ouvidoria sejam justos e equânimes na conduta de seus trabalhos. "Que decidam com justeza e equidade e nunca se descuidem da transparência. Que Deus abençoe cada um na jornada que se inicia", completou.

Mariléa Costa fez uma avaliação sobre a sua gestão à frente da Ouvidoria
A procuradora Mariléa dos Santos Costa agradeceu a todos que a apoiaram durante o tempo em que esteve à frente da Ouvidoria, especialmente à procuradora-geral de justiça, Regina Rocha. 

Emocionada, saudou a todos os assessores e servidores da equipe do órgão. "Vocês podem deixar a Ouvidoria, mas estarão na minha memória", disse.

Rita Baptista Moreira destacou compromisso com a transparência
Mariléa afirmou, ainda, ter trabalhado de forma transparente. "Cumpri o meu dever. Os relatórios estão à disposição de todos". A ex-ouvidora concluiu o seu discurso, citando uma frase atribuída a Platão: "Seja gentil, porque qualquer pessoa que você encontre está lutando uma batalha difícil".

CONFIANÇA

"Assumo hoje a Ouvidoria afirmando a meus pares que o voto de confiança a mim depositado será honrado com trabalho", declarou a ouvidora Rita de Cássia Baptista no início do seu discurso de posse.

A ouvidora empossada também agradeceu à ex-ouvidora, Mariléa dos Santos Costa, pelo profissionalismo e pelo apoio dado para a transição do cargo.

Rita Baptista também destacou o empenho da atual procuradora-geral de justiça em estruturar a Ouvidoria, garantindo a criação de três cargos para o setor. "A Ouvidoria começou a se estruturar durante a gestão de Regina Rocha. Ela percebeu que o órgão é um importante instrumento de democracia participativa".

A ouvidora se comprometeu a aprimorar o trabalho da Ouvidoria, ampliando os canais de comunicação com a população. "Meu gabinete estará de portas abertas para a população, servidores e membros do Ministério Público", enfatizou.

EMPENHO

Falando em nome dos empossados para o Conselho Superior, a procuradora de justiça Sandra Elouf, secretária do órgão, ressaltou o grande número de processos que foram julgados no último biênio. "Me orgulho por estarmos com nossos armários vazios, porque julgamos mais de 2.500 processos neste período".

A procuradora também destacou que o Conselho está renovado tanto na composição quanto nas ideias. "Estou certa de que todos nós, antigos ou novos, estamos empenhados em defender a instituição", completou.

Por fim, Sandra Elouf entregou uma moção de reconhecimento e uma placa em homenagem ao procurador de justiça Raimundo de Carvalho Filho pelos serviços prestados ao Conselho Superior do Ministério Público.

UNIÃO

O evento foi encerrado com o discurso do procurador de justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa que presidiu a sessão.

Primeiramente, o procurador destacou o trabalho realizado por Mariléa Costa na Ouvidoria, que teve como foco a transparência e eficiência. "Foi uma gestão pautada pela dedicação e pelo compromisso".
Francisco das Chagas enfatizou que a Ouvidoria continuará bem representada. "Com a procuradora Rita de Cássia temos a convicção de que este órgão continuará forte e eficiente".

 Solenidade foi realizada em sessão solene do Colégio de Procuradores
Sobre os conselheiros empossados, o procurador afirmou: "O Conselho manifesta a vontade da instituição. É importante ressaltar a contribuição deste órgão para o desenvolvimento da instituição".
Conclamando a união, o procurador concluiu: "Com nossos objetivos e em harmonia vamos continuar com um Ministério Público democrático e atento à vontade do cidadão".

Também formam o Conselho Superior do Ministério Público os procuradores de justiça Joaquim Henrique de Carvalho Lobato, Terezinha de Jesus Anchieta Guerreiro (suplente) e Eduardo Jorge Hiluy Nicolau (suplente).

Redação: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)
Fotos: Carolina Prazeres (CCOM-MPMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário