TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Prefeitura realiza imunização animal nos bairro da cidade



A Prefeitura de Timbiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha de vacinação contra a raiva animal na última quinta-feira. A previsão é que até o dia 28 de novembro seja concluída a imunização. Os donos de cães e gatos estão tendo à disposição seis equipes com dois profissionais fazendo a cobertura vacinal em todos os bairros da cidade e zona rural do município. 

Segundo a coordenadora da campanha de vacina, Ana Teresa, a raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável pode levar a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela. Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus da raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença. “É importante que as pessoas colaborem com as equipes de vacinadores que estão indo de casa em casa vacinar os animais. E nos ajude a imunizar o maior número possível de cães e gatos para que possamos nos aproximar o máximo possível dos 100%”.


Segundo o vacinador Antônio Ricardo a cobertura vacinal já foi feita no bairro são Sebastião, agora está sendo concluída no bairro Anjo da Guarda, e que a media diária de produção por equipe fica entre 60 a 70 animais. ”Algumas pessoas ainda são resistentes a imunização dos seus animais de estimação, alegando que a vacina é para matar. Mas a gente conversa e explica direitinho da importância, e logo eles aceitam fazer o nosso trabalho.” Afirmou o vacinador. 


A dona de casa Maria Auxiliadora da rua da mangueira no bairro Anjo da Guarda, afirmou que a vacina é uma segurança para a saúde dos animais e tranquilidade dos seus donos. ”Com os animais vacinados a gente fica tranquila, porque se por acaso acontecer dele morder alguém, a pessoa não vai ter nem um perigo de contrair a raiva, e tudo vai ficar bem.” Garantiu a dona de casa. 

Recomendação 

Em caso de mordida por um desses animais e não tendo a certeza se é vacinado ou não, a pessoa deve lavar o local machucado, imediatamente, com água e sabão. Além disso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendável, se possível, isolar o animal por 10 dias, para analisar o grau de manifestação da doença. 

Fonte: Asscom/Prefeitura de Timbiras 


Nenhum comentário:

Postar um comentário