TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Governo empossa novo presidente da Agerp

O novo presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp-MA), Júlio César Mendonça, foi empossado nesta segunda-feira (11), pelo secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, representando o governador Flávio Dino, em cerimônia realizada no auditório da instituição, que contou com a presença de representantes dos governos estadual e federal, servidores da autarquia, movimentos sociais e entidades parceiras.

No discurso de posse, o novo presidente ressaltou que a sua gestão será pautada na qualidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), prestados de maneira efetiva aos agricultores familiares. “A Agerp recomeça um novo ciclo, com o desafio de romper alguns entraves históricos e passa a cumprir de fato o papel social no Maranhão, prestando Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa, com resultados concretos para a sociedade e principalmente ao homem do campo”, disse. 

Julio César Mendonça substitui Fortunato Macedo, que estava presente na solenidade e desejou boas-vindas ao novo presidente. “Todos nós estamos comprometidos com a mudança e presidir a Agerp é uma importante missão, agora assumida pelo Júlio Mendonça, que junto com Sistema Saf vai dar continuidade a cada projeto, prestando apoio aos que fazem a Ater no Maranhão e pensando, sobretudo, no agricultor familiar”, disse Fortunato Macedo.
De acordo com o atual presidente da Agerp, algumas diretrizes já foram traçadas para a nova administração. “Precisamos fortalecer a assistência técnica e assegurar ainda mais a qualidade no atendimento ao agricultor familiar, incluindo a integração com outros órgãos do governo estadual, promovendo o desenvolvimento rural sustentável, focando nas ações do Mais IDH, dando continuidade às Chamadas Públicas e tantas outras ações do Governo, permitindo que as atividades sejam realizadas e contemplem o agricultor”.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, frisou a importância da Agerp como órgão integrante do Sistema SAF e ressaltou uma série de serviços que a entidade disponibilizará aos agricultores familiares nesta nova fase. 

Entre estes serviços, Adelmo Soares destaca: dar continuidade ao plano Mais IDH, com a missão também de assumir o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Rural, distribuído nos 14 territórios do Estado, assim como a realização de seis edições da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia (Agritec) em 2016, incluindo ainda o programa Mais Produção, como parte das ações do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab), que define 10 cadeias produtivas prioritárias a serem trabalhadas no Estado, apoio ao Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural nos Territórios da Cidadania, a busca de convênios e contratos e realização das ações nas Chamadas Públicas. 

“Todo este processo de mudança só será possível com o apoio dos movimentos sociais, das entidades parceiras e de todos nós que fazemos o Sistema Saf, trabalhando em função do mesmo objetivo, juntos com o governador Flavio Dino, em prol do povo do Maranhão”, disse Adelmo Soares.

Presentes na solenidade os secretários adjuntos da SAF, Francisco Sales e Luciene Figueiredo; os diretores da Agerp, Pedro Pascoal e Sayd Zaidan; os gestores regionais da Agerp;  o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), Mauro Jorge; o secretário da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; a secretária adjunta da Mulher, Susan Lucena; a secretária adjunta de promoção do IDH da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Aracea Carvalho; o presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Sebastião Anchieta; o diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), Joaquim Alves.

Prestigiaram ainda a posse do presidente Júlio César Mendonça, o representante da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), José Fahd; o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Elias Araújo; representantes da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Embrapa, Banco do Brasil e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Perfil do novo presidente
Júlio César Correa Mendonça nasceu em Viana (MA), casado e pai de três filhos. Graduado em medicina veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com pós-graduação em Tecnologia de Alimentos (UEMA), MBA em Gestão Pública e Privada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O atual presidente da Agerp ocupou o cargo de secretário-adjunto de Crédito e Projetos Sócio Produtivos da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar em 2015.

A Agerp e o serviço de Ater e Pesquisa no Maranhão 
A Agerp é o órgão estadual responsável pela disseminação da assistência técnica, extensão rural e da pesquisa para os agricultores familiares em todo o Maranhão, promovidas por meio dos 19 escritórios regionais. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), a Agerp abrange agricultura familiar, a pequena e a média agricultura, socializando as novas tecnologias e proporcionando assistência técnica intensiva e continuada, visando à diversificação, a integração, o aumento da produção e produtividade do setor agropecuário.




Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)
Contato: (98) 3214 1769

Nenhum comentário:

Postar um comentário