TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Tarcísio Bonfim é empossado presidente da Ampem

Em sessão solene, realizada na noite da última sexta-feira, 8, o promotor de justiça Tarcísio José Sousa Bonfim foi empossado no cargo de presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem) para o biênio 2016-2017.
DSC 0101 reduzidaA cerimônia foi realizada no salão de eventos da entidade, reunindo membros e servidores do MPMA, representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, Defensoria Pública e comunidade jurídica.


Tarcísio Bonfim é o 19º promotor de justiça a presidir a entidade classista e substitui José Augusto Cutrim Gomes, que comandou a Ampem por dois mandatos consecutivos.


Na sessão solene foram empossados os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal da Ampem. O termo de posse foi lido pela promotora de justiça Elizabeth Albuquerque de Sousa Mendonça.


NOVA COMPOSIÇÃO


Tomaram posse Gilberto Câmara França Júnior (1º vice-presidente); Carlos Augusto Soares (2º vice-presidente); Camila Gaspar Leite (1º secretária); José Cláudio Cabral Marques (2º secretário); Raimundo Augusto Rodrigues Mendes (1º tesoureiro) e Saulo Jerônimo Leite Barbosa de Almeida (2º tesoureiro).


Para o Conselho Consultivo, foram empossados, como titulares, os promotores de justiça Marco Antônio Santos Amorim, Josemar Aguiar de Castro e Frederik Bacellar Ribeiro. Os suplentes são os promotores de justiça Laura Amélia Barbosa, Leonardo Santana Modesto, Tiago Carvalho Rohrr.


Do Conselho Fiscal, foram empossados Carla Tatiana Pereira de Jesus, Vicente de Paulo Silva Martins e Daniel Ribeiro da Silva.


PROTOCOLO


Após a assinatura do termo de posse, Tarcísio Bonfim foi convidado para compor a mesa solene, assumindo a presidência da cerimônia. Em seguida, foi exibido um vídeo contando a trajetória profissional do novo presidente da Ampem.


Ele ingressou no Ministério Público, como promotor de justiça, em 1999. Foi titular nas comarcas de Loreto, Icatu, Vitorino Freire, Cururupu, Balsas e João Lisboa. Atualmente, é titular da 15ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena de São Luís. Também integrou o Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural (CAO-UMA) e é o coordenador do Grupo de Promotores Itinerantes (GPI).


RECONHECIMENTO


Em seu discurso, a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, saudou Bonfim e os integrantes da nova diretoria, além de destacar o trabalho do promotor José Augusto Cutrim à frente da Ampem, classificando o desempenho nos quatro anos como uma atuação "brilhante".


"Em todo o tempo atuando de maneira independente, mas demonstrando sensibilidade à harmonia que deve sempre respaldar as relações institucionais entre a Ampem e a Administração Superior", avaliou.


Na opinião de Regina Rocha, o ex-presidente da Ampem trabalhou de forma "independente, harmônica e transparente, mas, sobretudo, respeitosa", resultando em soluções em benefício de toda a categoria e melhorias indiscutíveis em todos os aspectos que permeiam o trabalho dos membros do Ministério Público.


Ao parabenizar o novo presidente, a chefe do MPMA falou sobre a importância da renovação. "Temos a plena convicção de que o novo presidente também é merecedor da confiança que lhe foi empenhada e reúne em si os atributos necessários não apenas para dar seguimento à ótima gestão que então se encerra, mas certamente em melhorá-la no que for possível".


No mesmo sentido, a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Angélica Cavalcanti, desejou boa sorte à nova gestão, enfatizando o trabalho da Ampem na defesa das prerrogativas de promotores e procuradores de justiça e no combate às tentativas de cercear o poder de investigação do Ministério Público.


"A Conamp destaca o trabalho desenvolvido pela Ampem, especialmente na gestão que se encerra. Sem dúvida, uma gestão repleta de equilíbrio, honradez e justiça", referindo-se ao promotor Cutrim. Em seguida, ela entregou ao ex-presidente uma Moção de Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.


CONQUISTAS


Ao avaliar os dois mandatos como presidente da Ampem, José Augusto Cutrim destacou os desafios encontrados na jornada iniciada em janeiro de 2012 e o aprendizado com os componentes da diretoria e membros do MPMA. "Foi uma longa jornada, com todas as vicissitudes imagináveis e inimagináveis encontradas ao longo dessa estrada".


Ele destacou que a sua presidência atuou, prioritariamente, em três frentes: uma institucional, voltada para o acolhimento e defesa dos pares; outra que é a da área social e lazer. "Procuramos, em continuidade ao trabalho iniciado pelos ex-presidentes, transformá-la em um local que seus associados e dependentes pudessem usufruir com conforto".


A terceira frente, segundo Cutrim, é quando a associação se assemelha a funções de uma entidade sindical. "Sempre e sempre como parceira da Administração Superior, propusemos e fomos ouvidos em dezenas de sugestões para o fortalecimento do Ministério Público timbira, inclusive na realização e posse dos novos 39 promotores de justiça".


DESAFIOS


Em seu discurso de posse, Tarcísio Bonfim destacou o legado de 45 anos da Ampem e o esforço coletivo dos membros do Ministério Público do Maranhão em construir uma entidade que defendesse não apenas os seus membros, mas fosse protagonista de lutas democráticas e de defesa da sociedade maranhense.


O presidente enfatizou que a história da associação foi e é construída pelo trabalho conjunto dos associados e disse que sua gestão será pautada pelo diálogo e ampliação das relações institucionais. "É preciso renovar o compromisso com essa história, com o presente e o futuro. Vamos honrar a enorme confiança depositada nesta diretoria".


Ao fazer uma analogia com o início dos trabalhos da Ampem, onde os associados doavam cimento para construir a sede da instituição, Tarcísio Bonfim falou que além do alicerce da sede física, é preciso fortalecer a associação e seus valores. "Reafirmamos o comprometimento, o cimento do diálogo, com proposições construtivas. Somos todos Ampem".


MESA SOLENE


Também compuseram a mesa solene o promotor de justiça João Leonardo Leal (presidente da Comissão Eleitoral); o deputado estadual Roberto Costa; o desembargador Jamil Gedeon; o deputado federal João Marcelo Sousa; o subdefensor-geral do Estado, Thiago Josino Macedo; o presidente da OAB, Thiago Diaz; o juiz e diretor do Fórum de São Luís, Sebastião Bonfim; e o presidente da da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa), Luís Fernando Barreto.


Redação e fotos: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário