TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Governo do Estado debate parceria para execução de contratos de assistência rural com representantes do MDA

Representantes do Sistema de Agricultura Familiar, composto pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) e seus órgãos vinculados, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), se reuniram, nesta quinta-feira (4), com o secretário Nacional de Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Onaur Ruano, em Brasília (DF). 

Diretor de Ater, Pedro Pascoal, o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, os secretários Nacional da Agricultura Familiar e da SAF, Adelmo Soares e o coordenador geral de Fomento Ater, Everton Ferreira
A reunião teve como objetivo discutir os contratos e convênios de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Agerp/MDA/MDS e, ainda, em Brasília, a equipe do Sistema visitou a Secretaria de Estado de Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília (Rebras) e dialogou com o secretário Ricardo Capelli para solicitar apoio e acompanhamento dos contratos do Sistema de Agricultura.

O secretário da SAF, Adelmo Soares, presente na reunião, destacou a parceria com o Governo Federal para a execução dos contratos de Ater da Agerp e do Plano Mais IDH. Em 2015, o Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a liberação de R$ 20 milhões para a ampliação do número de famílias beneficiárias do Plano, passando de 3 mil para 9 mil famílias. O Plano já atendeu aproximadamente, 2.900 famílias nos 30 municípios mais pobres do Maranhão.  
Equipe do Sistema SAF em encontro com o secretario de Estado de Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília, Ricardo Cappelli
“Uma reunião proveitosa com o secretário Nacional de Agricultura Familiar e com o secretário da Rebras para que se possam abrir caminhos para a Agerp em prol do desenvolvimento do Maranhão. Tivemos a oportunidade de tratar do ACT, entre Governo Federal e SAF, que cuida do fomento das famílias atendidas pelo Plano Mais IDH, já preparando para a capacitação dos 90 técnicos que vai garantir atendimento para seis mil famílias. Garantir apoio aos produtores rurais é um compromisso do governador Flávio Dino”, disse o secretário.

Para o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, nesse momento de reorganização da instituição é importante tratar dos contratos de Chamadas Públicas de Ater, entre eles, a do Baixo Parnaíba, Campos e Lagos, Sustentabilidade e o Pacto Federativo.

“Estamos em um novo conceito de gestão na Agerp e o primeiro passo foi apresentar ao MDA o novo presidente da Agência e, justamente, nesse novo conceito buscamos a reativação de contratos e dar a eles dinamismo e revitalização no que está pendente”, enfatizou o presidente.

Também esteve presente na reunião o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agerp, Pedro Pascoal. 


Fonte: Agerp     Texto: Samara Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário