TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Governo realiza entrega de sementes a agricultores de Paço do Lumiar

Ananias de Jesus, gestor do escritório regional da Agerp, realiza entrega de sementes a agricultores familiares
Como continuidade às ações do Programa Mais Sementes, o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou na manhã desta quarta-feira, 17, em Paço do Lumiar, a entrega de sementes de milho aos agricultores familiares do município.

O diretor de Ater, Pedro Pascoal, destacou o trabalho do Sistema de Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma) para promover ações, como essa, que visam dar condições de produção às famílias de agricultores familiares. “A Agerp, como órgão de extensão rural, está dando sequência a distribuição de sementes como forma de potencializar a agricultura familiar. Estamos disponibilizando sementes de qualidade com origem aprovada pela Embrapa, e isso mostra o cuidado que a Agerp e todo o Sistema possui em garantir o melhor para os agricultores do Maranhão, ” disse Pascoal.

Para o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, o programa Mais Sementes, desenvolvido pelo Governo do Estado, contribui com para fortalecer o setor produtivo do Estado. “O agricultor familiar tem a possibilidade de produzir mais e ter um ganho em qualidade de vida. Com a distribuição de sementes selecionadas e a assistência técnica, a perspectiva é que a agricultura familiar no Maranhão continue crescendo”, disse.

De acordo com o secretário da Semapa, Rodrigo Costa, a distribuição das sementes vai ampliar as atividades agrícolas no município. “Nós estamos oferecendo um produto de boa qualidade para os nossos agricultores e estamos sintonizados com a Agerp para fortalecer a assistência técnica nosso município,” afirmou o secretário Rodrigo.

Para o município de Paço do Lumiar estão sendo distribuídos 3.500 kg de sementes de milho, que irão beneficiar cerca de 300 famílias.

Uma das beneficiadas, a agricultora Domingas Silva, produz vinagreira, alface, melão e outros em sua propriedade, no povoado Mojó, zona rural de Paço do Lumiar. De acordo com a agricultora, receber as sementes vai complementar sua produção que hoje lhe rende aproximadamente R$ 1.500 por mês. “Acredito que a produção vai avançar mais com essas sementes de milho e a renda vai melhorar”, contou a agricultora.

Durante a entrega, foi realizada orientação aos agricultores sobre práticas para um melhor plantio das sementes. Da preparação da terra à colheita do produto final, a equipe técnica da Agerp esclareceu dúvidas dos presentes.
O gestor Regional de São Luís, Ananias de Jesus, enfatizou que a Agerp não se preocupa apenas em distribuir as sementes, busca orientar os agricultores no manejo adequado das culturas e assim produzir melhor.
Diretor de Ater da Agerp, Pedro Pascoal, dando orientações aos agricultores beneficiados com a distribuição de sementes em Paço do Lumiar
“Nós estamos entregando sementes selecionadas. Fizemos teste germinativo e deu 96% de germinação, ou seja, são sementes com total aproveitamento de que darão frutos. E nossa equipe está disponível para orientar o produtor desde a hora de escolher o local do plantio até a comercialização”, ressaltou o gestor Ananias.

Estavam presentes na entrega o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agerp, Pedro Pascoal, o gestor Regional de São Luís, Ananias Jesus, equipe técnica da Agerp, e o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento de Paço do Lumiar (Semapa), Rodrigo Costa.

Fonte: Agerp

Nenhum comentário:

Postar um comentário