TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Plano ‘Mais IDH’ transforma a vida de agricultores familiares na região do Baixo Parnaíba

“A gente tinha sede de mudar nossa vida, mas não sabíamos para onde correr. Então, o governador Flávio Dino realizou este sonho e colocou uma equipe do ‘Mais IDH’ e nós abraçamos o projeto,” contou Elmir Eurides, presidente da Associação de Moradores do povoado Lagoas, em Belágua.

Governo visita aviário no povoado Lagoas, em Belágua
Belágua é um dos municípios beneficiários pelo Plano ‘Mais IDH’, principal programa do Governo do Estado, que visa elevar os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dos 30 municípios mais pobres do Maranhão com diversas ações integradas que levam politicas públicas para o desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico das famílias do Plano. 

O Sistema de Agricultura Familiar, composto pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e seus órgãos vinculados, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras (Iterma), atua no ‘Plano Mais IDH’ levando assistência técnica para implantação de sistemas produtivos para estimular a produção de alimentos, elevar a segurança alimentar e nutricional e geração de renda.

Este mês, o secretário da SAF, Adelmo Soares, acompanhado pelos gestores regionais da Agerp de Chapadinha, Gilvanildo Silva, e de Itapecuru, Mubaraki Trabulsi, e por técnicos do Mais IDH que atendem o Pólo III na região do Baixo Parnaíba, visitou as famílias atendidas pelo Plano nos municípios de Araioses, Água Doce, Milagres, Santana e Belágua.

A visita teve como objetivo acompanhar o andamento do Plano e conhecer as transformações que o ‘Mais IDH’ já está proporcionando às centenas de famílias de agricultores familiares no Maranhão. O Plano vai atender 9 mil famílias. 

Com apenas quatro meses de atuação do Plano nos municípios, as famílias já têm uma nova perspectiva de vida. É o caso de Belágua, com 117 famílias cadastradas espalhadas por várias comunidades da cidade, que até então não possuía nenhum tipo de sistema produtivo, hoje, já possui 85 Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais (Sistecs) e 15 ‘Sisteminhas’ já instalados.

As 10 famílias do povoado Lagoas receberam um “Sisteminha” para produção integrada de alimentos e já estão produzindo cheiro verde, alface, couve, cebolinha, pepino, quiabo, maxixe, batata e feijão biofortificados e milho. Além da produção de hortaliças, a comunidade recebeu 75 pintos para iniciar o projeto de avicultura e estão montando o tanque para criação de peixes.
Produção de hortaliças no ‘Sisteminha’ em Lagoas
Para o abastecimento do sistema, a comunidade, que não possui energia elétrica, foi beneficiada com um kit de energia solar que no momento que a luz atinge o painel gera corrente elétrica para impulsionar o funcionamento da bomba, que consequentemente catalisará a água do poço para a caixa dágua. 

A produção de alimentos em Lagoas era apenas um sonho. 

Para a agricultora Maria José, com o ‘Mais IDH’ vai melhorar a vida dos moradores e que agora vai poder alimentar os quatro filhos. “Tinha dia que meus filhos tomavam só o café e ficavam até à noite sem comer nada, e muitas vezes dormiam de barriga vazia porque não tinha comida. Agora vai ter comida todo dia,” contou Maria José.   

De acordo com o secretário da SAF, Adelmo Soares, o ‘Mais IDH’ é uma realidade que leva assistência técnica aos lugares mais diversos e distantes do Maranhão com o compromisso de transformar a vida dos que mais precisam.

“Sinto feliz e orgulhoso dos técnicos na perspectiva que vamos alcançar grandes resultados. O trabalho está sendo feito com muito amor e dedicação e nós só entendemos a importância do Plano quando olhamos o brilho nos olhos de cada pessoa beneficiada e que acreditam que agora são capazes de superar a fome e a miséria,” disse Adelmo.

Para o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, “o Plano ‘Mais IDH’ representa a mudança que a agricultura familiar precisava no Maranhão. Levar assistência técnica contínua e de qualidade é o diferencial para a mudança na vida das famílias beneficiárias. ”

Ao todo, o Plano ‘Mais IDH’ já possui 3.061 famílias cadastradas, 545 ‘Sisteminhas’ e 1.353 Sistecs instalados nos 30 municípios. Para dar condições de construção dos sistemas produtivos, o Governo do Estado disponibilizou fomento de R$ 2.700, sendo a primeira parcela já liberada a 1.213 famílias e as demais famílias estão aguardando a liberação que será feita com o pagamento da segunda parcela.

No Pólo III, outro município do ‘Mais IDH’ beneficiado é Santana do Maranhão, que já possui 100 famílias cadastradas, com 56 que receberam o fomento para a instalação de 48 Sistecs e 8 ‘Sisteminhas’. A família da agricultora Licimar de Sousa, que mora no povoado Coqueiro, é uma das beneficiárias com a instalação do projeto composto por horta, minhocário, compostagem, aviário e um tanque para criação de tilápias. 

Conforme a agricultora, muitas vezes era preciso sair de casa para pescar e fazer o jantar para a família de nove pessoas. E com o ‘Sisteminha’ em sua casa ela vai até o quintal e pega um peixe no viveiro e tira do canteiro as verduras pra fazer um baião de dois.

“Já teve dia que preparamos o almoço com tudo que possuímos do ‘Sisteminha’. É um privilégio muito grande em nós termos sido escolhidos e agradecemos muito ao governador Flávio Dino por este projeto e espero que um dia ele almoce aqui em casa provando os frutos que ele semeou com o ‘Mais IDH’, “ enfatizou a agricultora Licimar. 

Em Araioses, 104 famílias estão cadastradas no Plano, sendo que 80 famílias já receberam a primeira parcela do fomento para a construção dos sistemas, que são 10 ‘Sisteminhas’ e 70 Sistecs.

A agricultora Maria da Luz, moradora do povoado Baixão do Estreito, em Araioses, é mãe de cinco filhos e já está com seu ‘Sisteminha’ funcionando completamente. Em sua propriedade, Maria da Luz está produzindo hortaliças, criando galinha e 200 tilápias e vê a produção de alimentos como uma fonte de renda.

“Nós trabalhávamos apenas com roça e recebia o Bolsa Família. A gente não esperava que viesse um projeto como esse. Eu e minha família estamos muito felizes e com fé em Deus vamos mudar nossa vida mais do que já está mudando, ” falou Maria da Luz.

Nos municípios de Milagres e Água Doce, 200 famílias já foram cadastradas nessa primeira fase do Plano. 



-- 

Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)
Contato: (98) 3214 1769

Nenhum comentário:

Postar um comentário