TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Timbiras sai na frente no combate a dengue e zica vírus


A Prefeitura de Timbiras por meio da Secretaria de saúde do Município, realizou na manhã de quinta feira (04/02), no prédio da escola Lourdes Coelho, um grande evento com a participação do prefeito Fabrizio Araújo, agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, diretores de escolas, lideranças comunitárias e demais secretarias do governo municipal, para discutir plano de ação e realizar oficina de combate ao mosquito da dengue em todos os bairros da cidade.

No discurso de abertura o prefeito Fabrizio falou da importância do trabalho dos agentes de combate a endemias e dos agentes comunitários de saúde na prevenção das doenças através do acompanhamento e orientação as famílias e disse. "Hoje estamos vivendo uma preocupação mundial com as doenças provocadas através do mosquito da dengue, como o zica vírus que é uma ameaça a todos nós. Por isso estamos reunidos hoje para unir forças para imunizar nossa cidade através de mutirões de limpeza nos bairros com apoio da população e espalhando em todas as casas a mosquito-eira que iremos aprender fazer aqui numa oficina que será muito produtiva e importante no combate as doenças provocadas pelo mosquito da dengue." afirmou o prefeito."

Em seguida foi iniciado o momento mais esperado por todos, a oficina de construção da tão falada mosquito-eira. O próprio prefeito Fabrizio Araújo se encarregou de apresentar o material utilizado, que consiste numa garrafa pet, tesoura, lixa, fita isolante, fita transparente e um tecido por nome filó. Sobre os olhares atentos ele iniciou a construção, com o uso da tesoura cortou a garrafa ao meio, retirou a tampa e no lugar vedou com o filó, pegou a parte de cima lixou todo o seu entorno para criar aderência, virou de ponta cabeça colocando dentro da parte de baixo, vedou o encaixe do meio com fita isolante cobriu com fita transparente, colocou água limpa na garrafa até ultrapassar três dedos da boca da garrafa vedada pelo filó, depois esmagou dois grãos de arroz e jogou dentro da garrafa e estava pronta a mosquito-eira. A armadilha tem a função de atrair o mosquito que está sempre em busca de água limpa para a sua reprodução, e lá ele vai depositar os óvulos que por ser minúsculos vão cair para a parte de baixo da garrafa e quando se transformarem em larvas não irão poder sair por conta do tecido. 


Segundo o secretario de saúde Manoel Rocha todos aprenderam com facilidade a construção da armadilha contra o mosquito, e agora é mãos a obra. "Vamos comprar todo o material para a construção das mosquito-eiras e disponibilizar aos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, lideranças comunitárias e demais parceiros que aderirem a essa força tarefa contra o mosquito. Além disso vamos fazer um grande mutirão na segunda e terça feira, oito e nove, com a participação dos ACS, agente de combate a endemias, as demais secretarias de governo, profissionais da saúde, da educação e sociedade Civil, a concentração será as 08h da manhã na praça do relógio para sairmos as ruas numa verdadeira guerra contra o mosquito da dengue."

O agente de saúde Raimundo Silvestre (Siqueira) falou que diante de todas as informações que estão sendo passadas pela televisão, rádio, internet sobre os perigos dessas novas doenças provocadas pelo mosquito da dengue, o momento é de preocupação. "E que Timbiras está no caminho certo pela realização da reunião, da oficina e dos mutirões que serão feitos. A gora é todos contra a dengue e essa tal de zica."

Fonte:Asscom/Prefeitura de Timbiras

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário