TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 9 de março de 2016

Prefeitura busca parcerias e beneficia dezenas de pessoas

A secretaria de estado da saúde do Maranhão e a secretaria municipal de saúde de timbiras em parceria com o hospital da visão do Maranhão realizaram no sábado (05/03) um mutirão de oftalmologia gratuita para diagnóstico e tratamento do glaucoma, com exames de medição da pressão dos olhos e avaliação do fundo de olho. Os diagnosticados com o glaucoma receberam colírio de graça. O atendimento foi no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Timbiras com início às 15h, e 64 pacientes compareceram, tiveram acesso ao benefício e saíram satisfeitos com a qualidade do serviço e a atenção dos profissionais do programa. 

Segundo o Secretário de Saúde Manoel Rocha, o município tem buscado todas as parcerias em benefício da melhoria de qualidade de vida da população, e esse programa do glaucoma que é uma ação do governo estado, mas que precisa do apoio e interesse do município, e sua realização é uma prova de que a gestão do prefeito Fabrizio Araújo não está de braços cruzados, mas sim buscando alternativas em benefício dos Timbirenses. “Entramos em contato com a secretaria de saúde do Estado, firmamos a parceria e comunicamos a população através da FC FM de Codó, dos agentes comunitários de Saúde, carro de som e através da página oficial da prefeitura na internet, e o local escolhido foi o STTR, que também é parceiro nosso nessa ação que está beneficiando muita gente.” Afirmou o secretario.


O senhor Benedito da Silva Moreira falou com satisfação da parceria do município com o Estado no tratamento gratuito do glaucoma, porque em timbiras tem muita gente que precisa se tratar e não tem condições financeira para isso. “Eu já tenho um ano que iniciei o tratamento em Codó, paguei 600 Reais da consulta, 800 Reais do óculos e 113 reais do colírio, e graças a essa parceria da prefeitura com o Governo do Estado, não só eu mas todos que estão aqui recebemos a consulta e os medicamentos de graça, e com a garantia de que a cada três meses eles irão voltar para a nova avaliação e continuidade do tratamento.” 

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, o glaucoma é uma doença multifatorial complexa, com características específicas, em que ocorre um dano ao nervo óptico e perda progressiva e irreversível do campo visual. Este dano óptico geralmente é causado por um aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular ou PIO), mas pacientes com níveis normais de pressão intraocular também podem desenvolver glaucoma. Por isso é importante fazer a avaliação e ter certeza da situação. 

 FONTE/ASCOM PREFEITURA DE TIMBIRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário