TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 23 de março de 2016

SAF faz entrega de mil pintos para o povoado Soledade em Caxias

“Nada melhor do que garantir o meu sustento com a produção do próprio quintal e ainda aumentar a renda familiar comercializando o que eu colho”, é o que sente Claudiana Silva, presidente da Associação Quilombola do povoado Soledade, localizada no município de Caxias, ao ver o avanço chegar à comunidade, antes esquecida. 

Para ela, ver toda a comunidade fazer da terra que tem um meio de sobrevivência e progresso a faz ter orgulho de ser uma produtora rural. “É muito gratificante saber que temos a capacidade de fazer o Maranhão crescer através do que produzimos com nossas mãos”, disse. 

Assim como Claudiana, mais 180 famílias do povoado Soledade estão sendo beneficiadas com projetos implantados pelo Governo do Estado por meio do Sistema SAF (composto pela Secretaria de Estadual de Agricultura Familiar- SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão- Agerp e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão- Iterma). 

No último fim de semana, foram entregues à comunidade kits para a criação de aves do Projeto Avicultura Escalonada. O projeto é fruto de um convênio assinado pelo governador Flávio Dino por meio da SAF na Agritec de Caxias no ano passado. 

Os kits beneficiaram 20 famílias e cada um deles contém 50 pintos, telas para galinheiro, sacos de ração inicial, comedouro, bebedouro e vacinas. O projeto abrangeu a comunidade Soledade e Vila Esperança. 

As novidades não são apenas essas. Na oportunidade o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, anunciou o recurso de 100 mil reais do Governo do Estado para 5 associações do crédito fundiário por meio de chamadas públicas. As associações de Agricultores familiares e pequenos produtores rurais beneficiadas foram: povoado Baixão do Albuquerque, Povoado Nova Vida, Povoado Terra Dura, Povoado jacurutu e jiquiri e povoado Alto Alegre. 


Para Adelmo Soares, os visíveis avanços denotam que o Maranhão está no caminho certo, conferindo mais oportunidades para o homem do campo. “Com as bem feitorias que o Governo do Estado está desenvolvendo por todo o Maranhão, o produtor rural está mais visível e mais confiante de que ele pode ter uma melhor qualidade de vida com a sua própria produção”, disse. 

Adelmo anunciou que ainda há mais projetos para a região dos Cocais, como a construção de matadouros de aves e o projeto de uma cozinha comunitária que levará
oficinas de produção de bolos, doces e salgados à comunidade com o intuito de aumentar a renda familiar por meio da comercialização dos produtos. 

Participaram da solenidade além do secretário Adelmo, o prefeito de Caxias Léo Coutinho, autoridades como vereadores e secretários do município, engenheiros agrônomos da região e famílias de agricultores. 

 
Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)
Contato: (98) 3214 1769

Nenhum comentário:

Postar um comentário