TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 15 de março de 2016

Técnicos da Agerp participam de seminário sobre o Programa ‘Mais Feiras da Agricultura Familiar’

Seminário com a participação de técnicos da Agerp
Técnicos das 19 regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), participaram nos dias 10 e 11, em São Luís, do Seminário sobre o programa “Mais Feiras da Agricultura Familiar”.

O programa visa implantar e estruturar feiras de comercialização dos produtos da agricultura nas 19 regionais da Agerp e nos 30 municípios do Plano ‘Mais IDH’, beneficiando aproximadamente 15 mil agricultores familiares no estado.

O Seminário, realizado pela SAF, teve como objetivo apresentar aos técnicos da Agerp, do ‘Mais IDH’, a gestores municipais e representantes de movimentos sociais, como funcionará o programa e as Feiras da Agricultura Familiar.

Também proporcionou a troca de experiências por meio de palestras com a presença de gestores com palestrantes da SAF, Secretaria de Estrado de Agricultura, Pecuária e pesca (Sagrima), Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e do Ministério da AgriculturaPecuária e Abastecimento.

Foram discutidos temas como os relacionados à comercialização e a serviços de inspeção sanitária estadual e federal. Os participantes foram orientados da importância das condições higiênico-sanitárias na comercialização de produtos e debateram estratégias de comercialização e de gestão das feiras com o fortalecimento do associativismo e cooperativismo.

Para o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o ‘Mais Feiras’ representa um momento ímpar no Maranhão, pois os agricultores recebem equipamentos e são capacitados para entrar no mercado consumidor. “Estamos oferecendo ao produtor a possibilidade dele comercializar sem atravessadores para ganhar seu próprio dinheiro e melhorar sua vida e estamos felizes em oferecer esse seminário com a participação dos atores que vão atuar nas Feiras”, disse o secretário.

Cada município receberá um kit de Feiras composto por 18 barracas de estruturas metálicas padronizadas, balanças eletrônicas, caixas de plásticos e de isopor, jalecos, bonés e camisas com identificação da Feira.

De acordo com o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, todas as dezenove regionais da Agerp receberão um kit do ‘Mais Feiras’ que vai garantir aos agricultores condições salubres de venda e oferecer maior qualidade atendimento.

“Além das regionais, o programa será levado para os 30 municípios do Plano ‘Mais IDH’. É a Agerp e o ‘Mais IDH’ levando conhecimento e produção às famílias e o ‘Mais Feiras’ inserindo esses agricultores no mercado”, ressaltou o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça.

O técnico da Agerp de Caxias, Francisco Prazeres, informou que, entre 50 a 60% da população do município vive da agricultura familiar. Para ele, oferecer aos produtores um kit Feiras é proporcionar uma infraestrutura melhor de comercialização.

“Todos nós consumimos produtos da agricultura familiar e a viabilização de estrutura adequada para comercializar e de assistência técnica aos agricultores para produzirem corretamente, vai garantir ao consumidor alimentos de boa qualidade, além de ajudar o agricultor a comercializar sem depender de atravessadores”, destacou Francisco Prazeres.

A regional de Caxias presta assistência técnica para agricultores dos municípios de Caxias, São João do Sóter, Aldeias Altas, Afonso Cunha, Duque Bacelar e Coelho Neto.



Fonte: AGERP     Texto: Samara Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário