TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 23 de março de 2016

UBS do bairro são Sebastião mobiliza mulheres para tratar de saúde preventiva.




A Prefeitura de Timbiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde de terça feira (22/03) no prédio da Unidade Básica de Saúde Dr. Jose Anselmo Freitas no bairro são Sebastião,  palestra sobre câncer do colo do útero, com o enfermeiro Zezito Junior, e sobre saúde bucal com a odontóloga Iclamara Duailibe.

 
A coordenadora da atenção básica do Município Jane Ibiapina falou que o principal objetivo da atividade foi conscientizar a comunidade sobre o conceito do que é o câncer de colo do útero, explicando para elas que é preciso fazer o preventivo no mínimo duas vezes por ano, e fazer a comemoração do dia internacional da mulher com a palestra sobre o câncer de colo do útero, sobre higiene bucal, distribuição de lanche e pra finalizar um pouco de aula de aeróbica. “Para nós foi satisfatório fazer esse trabalho para esse público feminino porque 70%   da procura de atendimento nas unidades de saúde são das mulheres, e a pós a semanas santa iremos iniciar a campanha de exames preventivo para todas elas de acordo com a determinação do secretário de saúde e do prefeito Fabrizio Araújo.”    
 


Segundo o enfermeiro Zezito Junior, o objetivo da realização da palestra foi alertar as mulheres do bairro são Sebastião sobre uma das doenças que mais mata mulheres no brasil. No mundo inteiro são mais de 250 mil mortes por ano, por isso a melhor forma de prevenir e combater a doença é a informação sobre como se prevenir no dia a dia. “Na palestra tivemos a oportunidade de falar de forma profunda sobre o assunto, respondendo às perguntas, tirando as dúvidas e explicando sobre a importância do exame preventivo que tem que ser feito duas vezes por ano, porque é através deste exame que a mulher detecta a doença na fase inicial e a partir daí o tratamento tem que ser iniciado de forma imediata.” Explicou o enfermeiro.



Sobre os cuidados com a higiene bucal a odontóloga Iclamara Dualibe ressaltou que a higienização da boca deve ser iniciada logo quando a criança ainda está utilizando a mama, e que até aos sete anos de idade a responsabilidade de escovar os dentes da criança é dos pais, e quanto aos adultos escovar os dentes sempre que utilizar um alimento que deixe resíduos que possam no futuro provocar a carie ou qualquer outro tipo de problema. “Foi muito importante essa oportunidade de falar sobre esse assunto que a população tanto precisa saber para se cuidar melhor e ter uma boa dentição, esclarecemos  as dúvidas, orientamos sobre a prevenção  e como já trabalho aqui a 10 anos estarei sempre à disposição duas vezes por semana fazendo saúde preventiva e cuidando dos que precisam de tratamento.” Garantiu a odontóloga.  

Dona Maria Raimunda disse que a unidade de saúde do bairro são Sebastião está fazendo um trabalho para a população que busca atendimento naquele local. “Hoje foi um dia muito especial, tivemos duas palestras muito importante, lanche, sorteio de brindes e dança de aeróbica com a Edinalva, foi maravilhoso estamos de parabéns.” Disse a dona de casa. 

Fonte: Ascom/Prefeitura de Timbiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário