TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Comunidades quilombolas participam de audiência publica no auditório da UFMA em Codó


Aconteceu na última quinta-feira no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) uma audiência publica com as comunidades quilombolas de Codó e região. A audiência publica foi idealizada a partir da necessidade de um levantamento das demandas das comunidades quilombolas do município de Codó e região.

Muitos problemas e dificuldades das comunidades quilombolas foram discutidos durante o evento, com as informações colhidas durante a audiência, serão formuladas propostas que formularão um documento que será pactuado pelos entes federados presentes no encontro, e servirá para articulação e implementação das ações pelos responsáveis pelas políticas publicas de atendimento a estas comunidades. Os recursos deverão vir dos programas municipais, estadual e nacional que atende a população remanescente de quilombolas.

Foram convidados a participar da audiência o vereador Pedro Belo, o Secretário de estado da igualdade racial – Gerson Pinheiro, o secretário de estado da agricultura familiar – Adelmo Soares, o supervisor de educação escolar quilombola e para educação das relações étnico raciais – Rodrigo Verde, o secretário adjunto de Esporte Incentivado da Sedel e presidente da Comissão de Avaliação de Projetos Incentivados (Capei) – Leonardo Cordeiro, O secretário municipal de cultura e igualdade racial – Luis Eduardo, a representante da ACONERUP – Ana Emilia Moreira, o representante da COORPQUILOMBOLA – Francisco Carlos, entre outra autoridades.

Os principais temas discutidos durante a audiência foram: a garantia do acesso a terra; ações de saúde e educação; construção de moradias, estradas vicinais, eletrificação; recuperação ambiental; incentivo ao desenvolvimento local (produção); pleno atendimento das famílias quilombolas pelos programas sociais (como o bolsa família); e medidas de preservação e promoção das manifestações culturais quilombolas.

ASCOM / Por Marco Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário