TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Governo do estado beneficia mais de 35 mil famílias com o Proinf

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), firmou parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), para realizar o repasse de contratos referentes à Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf) no valor de R$ 1.634.360,00 que beneficiará mais de 35 mil famílias em 5 territórios.

Os contratos são para atender demandas eleitas pelos Colegiados Territoriais que têm papel fundamental na definição de suas prioridades de contratação do Proinf. A estratégia de inclusão produtiva da SDT/MDA pretende que os projetos apoiados pelo PROINF contribuam para promover a segurança alimentar e nutricional, geração de renda, superação da pobreza e das desigualdades sociais de gênero, etnia e geração, possibilitando as condições para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e suas famílias nos Territórios Rurais e da Cidadania.

O secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, afirmou que a SAF adotou a política territorial revitalizando o processo no Maranhão. “Nós recebemos a demandas de cinco territórios e estamos trabalhando para que possamos fortalecer os colegiados territoriais. Além disso, as feiras da Agritec são todas direcionadas para a política territorial”, disse.

No Território Campos e Lagos o projeto prevê estruturação da produção agroecológica e da comercialização envolvendo mulheres, jovens e quilombolas. Já no Baixo Parnaíba, Lençois Munim e Baixada Oriental o projeto prevê a comercialização, armazenamento e abastecimento de agricultures familiares. No Território dos Cocais o projeto é de aquisição de equipamentos para feira itinerante, caminhão, equipamentos de suporte para informática e comunicação.

As propostas apoiadas devem ser coerentes às definições expressas nos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS).

Além disso, os Colegiados possuem a atribuição de realizar a gestão social dos contratos. Para isto contam com o apoio dos Assessores Territoriais de Inclusão Produtiva que implementam a Estratégia de Gestão Territorial do Plano Safra.

De acordo com o coordenador do Departamento de Desenvolvimento Territorial da SAF, José de Mesquita, os ‘Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (PROINF)’, operacionalizados pela SDT/MDA, tem contribuído para a qualificação de processos produtivos e econômicos da agricultura familiar nos Territórios Rurais. “Parcerias com Estados e Municípios têm apoiado a aquisição de equipamentos e a construção de infraestrutura para a produção, beneficiamento, escoamento e comercialização de produtos da agricultura familiar. Estes resultados posicionam o PROINF como importante instrumento indutor dos processos de inclusão produtiva, de geração de trabalho e renda e de autonomia econômica de famílias e empreendimentos da agricultura familiar nos Territórios Rurais”, explicou.

Nesta perspectiva, os projetos apresentados baseiam-se em conhecimentos e princípios da agroecologia e da economia solidária, como também em estratégias integradas e múltiplas de desenvolvimento territorial que respondam ao desafio de ampliar a inclusão produtiva, conservando os recursos naturais existentes, respeitando a diversidade cultural e fortalecendo a economia da agricultura familiar.











Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)
Contato: +55 98 9182-3778





Nenhum comentário:

Postar um comentário