TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Auditoria da receita federal apontou graves irregularidades no IPAM e mostra seu quase estado terminal.

O site OITIMBA já realizou várias reportagens abordando o assunto em todos estes anos, sempre alertando as autoridades e despertando na sociedade o interesse dela compreender o grande problema que seria no decorrer do tempo, porém realmente levou muito tempo para que as autoridades se colocassem realmente a par da situação e que medidas pudessem ser adotadas.

O Instituto de Previdência dos servidores do Município de Timbiras sempre foi assunto pertinente na Câmara de Vereadores, onde vários parlamentares denunciaram irregularidades e defenderam mais transparência na gestão de seus recursos. Entre os funcionários públicos também existia a preocupação, porém, nunca deram a esse problema a atenção que ele merecia.

reuniao

Os técnicos da receita federal constataram que desde sua criação em 1993 até os dias de hoje, muitas irregularidades foram cometidas, o que resultou numa dívida acima dos 13 milhões de reais com o instituto que tem como fontes únicas de recursos, os repasses de 11% sobre os salários dos servidores e a parte patronal que é equivalente a 21% dos gastos sobre as folhas de pagamento.

Para que não fosse recomendado o fechamento do IPAM, a receita federal sugeriu medidas que deverão ser tomadas imediatamente. Abaixo listamos aquelas que merecem mais atenção:
1º) Que seja feito o pagamento ao instituto do valor da dívida auditada (pouco mais 13 milhões de reais) para que o mesmo possa se sustentar e atender o propósito para o qual foi criado;

2º) Caso não seja possível fazer o pagamento dessa dívida, que seja repassado ao INSS o controle dos servidores do município, nesse caso, o poder público local passa a ser devedor do governo federal com os valores que até hoje foram movimentados entre prefeitura e IPAM;

3º) Além da questão estabelecida no item anterior, existe também a condição de que o município assumiria o pagamento de todos os atuais aposentados e pensionistas do IPAM até que não reste mais nenhum vivo.

A auditoria feita pelos técnicos da receita federal onde mostrou a situação real do IPAM, foi motivo de reunião no último sábado na Associação dos Professores para que fossem esclarecidos aos contribuintes dessa previdência todos os ítens importantes apontados no relatório.

O clima entre os servidores do município é de muita tensão e preocupação, alguns já vêm problemas sérios no futuro. Nessa semana acontecerá uma reunião com o governo eleito no último dia 02 para que possa tomar conhecimento da situação. 

Desejamos sabedoria para o novo prefeito, para que saiba decidir o que seja melhor para esses servidores que colocaram seus destinos nas mãos de alguns gestores irresponsáveis, incompetentes e às vezes maldosos, contribuindo para que a situação chegasse onde está hoje.

Fonte: oitimba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário