TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Nota de Pesar pelo falecimento do Des. José Antônio de Almeida Silva

A Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, em nome dos desembargadores, magistrados e demais integrantes do Poder Judiciário do Maranhão, lamenta a morte do desembargador aposentado José Antônio de Almeida Silva, aos 88 anos, ocorrida no último sábado (15).

“O desembargador Almeida Silva foi um dos grandes magistrados do Maranhão, tendo feito história, à frente da Corregedoria da Justiça, Tribunal Regional Eleitoral e deste Tribunal de Justiça estadual. Lamentamos profundamente sua morte e nos solidarizamos com toda sua família neste momento de tristeza e saudade”, declara o desembargador Cleones Cunha, presidente da Corte.

José Antônio de Almeida Silva era natural de São Luís, tendo nascido em 15 de julho de 1928. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís. Iniciou a carreira na Magistratura em 23 de agosto de 1955, na Comarca de Imperatriz. Atuou como juiz, também, nas comarcas de Balsas, Cururupu, Alto Parnaíba e Pinheiro.

Em 1966, foi eleito juiz do Tribunal de Regional Eleitoral e promovido para a Comarca de Caxias no mesmo ano. Em 1968, foi promovido por merecimento para São Luís.

No Tribunal de Justiça do Maranhão, tornou-se desembargador em 1969. Foi corregedor-geral da Justiça no biênio 1979-1980 e eleito presidente da Corte em 1981.

Como desembargador do TRE-MA, foi presidente da Corte por dois biênios consecutivos, 1974-1976 e 1976-1978, ocupando também os cargos de vice-presidente e corregedor.

No exercício da magistratura preocupou-se com a melhoria do orçamento do Tribunal. Reiniciou a publicação da Revista de Jurisprudência do Tribunal de Justiça. Foi membro da Comissão de elaboração do Anteprojeto da Constituição de 1967.
 
Assessoria de Comunicação do TJMA
(98) 3198-4370

Nenhum comentário:

Postar um comentário