TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Encontro Estadual de Sementes Crioulas leva conhecimento e experiências exitosas a agricultores familiares



Seu Manoel Alves da Silva, veio do povoado Arroz no município de TunTum para aprender mais no Encontro Estadual de Sementes Crioulas, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). Com satisfação, ele contou que trabalhar com essas sementes é uma maneira de produzir mais e melhor, de ter mais autonomia e não depender exclusivamente de sementes distribuídas pelo governo. “Tenho orgulho de ter em minhas mãos sementes tão fortes, sementes puras que eu mesmo possa produzir e originar outras sementes com a mesma qualidade”, explicou.

Assim como seu Manoel, outros duzentos agricultores de diversas regiões do Maranhão vieram prestigiar o evento, aprender mais sobre as sementes crioulas e ainda trocar entre si as variedades de sementes como, milho, arroz, feijão, quiabo, e outras.

As sementes crioulas não são fruto de pesquisas científicas. Surgiram naturalmente e foram adaptadas e conservadas pelas famílias de agricultores ao longo dos séculos. Portanto são mais resistentes a condições adversas de solo, clima e ao ataque de pragas e doenças e ainda aos períodos prolongados de seca.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Mudas e Sementes Crioulas e Insumos da SAF, Silmara Silva Sousa, o encontro serve como uma forma de sensibilizar agricultores que já trabalham com essas sementes, só que em poucas quantidades, e também agricultores que tem interesse em trabalhar com elas.

“Vários Estados já começaram esse trabalho de sensibilização com seus agricultores e já estão em estágio bem avançado. Quando se faz o resgate dessas sementes crioulas o agricultor se torna independente de políticas públicas de acesso a sementes, não depende também das grandes multinacionais, que atualmente detém esse mercado de sementes tendo como foco o agronegócio, daí a importância da conscientização do uso das sementes crioulas”, explicou.
Segundo o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Júlio Mendonça, a Agência não poderia ficar de fora desse evento. “Estamos determinados a valorizar e fazer com que esse programa de resgate das sementes crioulas no Maranhão aconteça e de uma forma decisiva, embora nós saibamos que é um processo e que temos um longo caminho a percorrer”, disse.

Levar conhecimento ao agricultor familiar é a principal forma de fazê-lo avançar, como cita o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares. “Estamos buscando conhecimento nesse seminário, buscar conhecimento é garantir desenvolvimento. Quem mais precisa é o nosso agricultor familiar é por ele que trabalhamos fortemente para proporcionar o conhecimento. O Sistema SAF abraça a causa das sementes crioulas visando o propósito de que o homem do campo possa plantar, colher e plantar de novo, mas plantar sem depender da semente do governo”, pontuou.

O Encontro Estadual das Sementes Crioulas conta com palestras, oficinas e casos de sucesso em outros Estados envolvendo as sementes. O evento encerra nesta sexta-feira, 18, com uma feira de sementes crioulas, onde os agricultores poderão ter a oportunidade de trocar os grãos entre si.

--


Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário