TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Valéria Macedo denuncia o aumento da violência contra a mulher em São Luís

Ribamar Santana/ Agência Assembleia

Valéria Macedo denuncia o aumento da violência contra a mulher em São Luís

A deputada Valéria Macedo (PDT) usou a tribuna da Assembleia, na sessão desta segunda-feira (20), para denunciar, na qualidade de Procuradora da Mulher junto ao Poder Legislativo Estadual, o aumento da violência contra a mulher no Estado do Maranhão. “Segundo dados da Delegacia de Polícia Civil da Mulher, na região Metropolitana de São Luís, só este mês, já foram registrados 23 Boletins de Ocorrência de estupro, sendo as vítimas todas maranhenses e com idade acima de 18 anos”, revelou.

De acordo com a parlamentar, só este ano, os casos já correspondem a 40% em relação aos registrados o ano passado. “É fundamental que sejam tomadas providências imediatas para o combate dessa chaga triste da violência sexual. Aqui próximo à CEASA, nos terrenos baldios, na Lagoa da Jansen, são os locais com maior incidência desses estupros, um tipo de crime bárbaro e covarde, praticado especialmente contra moças jovens e estudantes do Maranhão. Chamo a atenção das mulheres para que tomem cuidado”, advertiu.

Valéria Macedo lembrou o caso recente da capitã do Corpo de Bombeiros, que viveu momentos de terror em sua casa, na qual foi roubada por um adolescente, e depois violentada sexualmente, e sendo uma policial, que é treinada para enfrentar bandido, que usa arma de fogo, mesmo assim foi violentada. “Imaginem uma mulher sem esse preparo todo! Como é difícil para todas essas mulheres, principalmente para as mulheres de todas as idades que não tenham esse preparo”, questionou.

INSTALAÇÃO DA PROCURADORIA DA MULHER

A deputada lembrou, na oportunidade, que a Procuradoria da Mulher da Assembleia será instalada em sessão solene, a ser realizada no dia 09 de março, nesta Casa. “A instalação da Procuradoria da Mulher dará mais força a nossa voz aqui em defesa das mulheres. Precisamos procurar sair dessas medidas paliativas para enfrentar esse tipo de criminalidade”, defendeu.

“Solicito tanto ao município de São Luís quanto a todo o Estado do Maranhão, que se retome as políticas das Delegacias das Mulheres, com delegadas de polícia, com estrutura para atender essas mulheres. O Maranhão ocupa a 23ª colocação no país com a taxa de 3,8 casos de estupro por cada cem mil habitantes. Temos prestes a ser inaugurada, aqui em São Luís, a Casa da Mulher Brasileira, que está demorando ser entregue à população, que vai ajudar a combater este mal que assola muitas mulheres, infelizmente, em nosso estado”, argumentou Valéria Macedo.

A deputada concluiu seu pronunciamento pedindo a todos que se engajem na luta de combate à violência contra a mulher. “Nós mulheres somos a maioria do eleitorado brasileiro, eleitorado maranhense, merecemos a atenção nessas causas pertinentes à questão da mulher e contamos com o apoio de todos”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário