TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Mutirão de cirurgias foi realizado no (HGT) Hospital Geral de Timbiras

Cirurgias foram realizadas por três equipes médicas, formada por três profissionais: cirurgião, enfermeiro e anestesista.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou um mutirão de cirurgias de hérnia, colecistectomia (vesícula) e histerectomia no Hospital Geral de Timbiras, no último domingo (11). O objetivo da ação foi agilizar o fluxo de atendimentos cirúrgicos e gerar melhoria da qualidade de vida da população.

Quatorze cirurgias ocorreram com três equipes médicas, cada uma formada por três profissionais: cirurgião, enfermeiro e anestesista. Oito cirurgias de hérnia, duas histerectomias e quatro colecistectomias (vesícula), todas de caráter eletivo, foram marcadas com antecedência e ocorreram durante todo o dia de domingo.

Leana da Silva Costa Rocha, de 28 anos, aguardava há dois meses para fazer cirurgia de hérnia e no domingo à tarde foi internada no Hospital Geral de Timbiras para realizar o procedimento. “Sentia muita dor e fiquei aliviada com a notícia de que me operaria no domingo porque durante a semana eu já estaria em casa. Foi tudo muito rápido e minha recuperação foi boa, sai do hospital na manhã de terça-feira. Quero agradecer a equipe médica que me tranquilizou, foi a primeira cirurgia que fiz na vida e estava muito nervosa”, contou a estudante.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou os objetivos dos mutirões cirúrgicos. “Estamos qualificando a assistência prestada aos pacientes da região de Timbiras. O equipamento hospitalar e os profissionais de saúde atuam na melhoria da saúde da população atendida no Hospital Geral de Timbiras. Nossa proposta é acelerar o atendimento, beneficiando especialmente quem mais necessita dos serviços públicos de saúde”, disse o secretário Carlos Lula.

“O governador Flávio Dino vem qualificando a assistência prestada aos pacientes da região da Baixada Maranhense. O equipamento hospitalar tem contribuído para melhoria da saúde da população de 34 municípios das regionais de saúde de Viana, Zé Doca e Pinheiro”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. Cerca de 25 profissionais de saúde, distribuídos entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, atendem diretamente os pacientes do Mutirão Mais Saúde no Hospital Regional Jackson Lago.

Hospital Geral de Timbiras

O Hospital Geral de Timbiras dispõe de quatro especialidades médicas: clínica, cirúrgica, pediátrica e obstetrícia e exames de radiologia, ultrassonografia, análises clínicas, eletrocardiograma e testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite). A unidade além de atender o município de Timbiras recebe pacientes de localidades próximas, como Codó, Capinzal, Peritoró e Vargem Grande.

O diretor geral do hospital, Sansão da Silva, afirma que a realização do mutirão no domingo, além de desafogar a demanda reprimida de cirurgias, não atrapalha os atendimentos de urgência e consultas durante a semana. “O domingo é o dia mais tranquilo para fazer os procedimentos cirúrgicos, temos condições de destacar os profissionais que trabalham durante a semana com atendimentos rotineiros para focar nas cirurgias do fim de semana”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário