TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Sucesso de público no 1°Encontro Regional da Agricultura Familiar do Leste Maranhense, no município de Caxias.


Cerca de mil agricultores familiares lotaram o auditório do Centro Comunitário João Paulo II, na manhã deste sábado, 27, para participar do 1° Encontro Regional da Agricultura Familiar do Leste Maranhense, realizado pelo Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (SAF, AGERP, ITERMA), no município de Caxias. 

Agricultores familiares, lideranças políticas, prefeitos e representantes dos municípios de Coelho Neto, Matões, Duque Bacelar, Timon, Codó, Aldeias Altas, São João do Soter, Caxias, Peritoró,  Timbiras, Afonso Cunha compareceram ao evento que oportunizou aos agricultores familiares diversos benefícios com a entrega de sementes de hortaliças (melancia, cebolinha, maxixe, pepino, quiabo, coentro, abóbora, pimentão, tomate cereja, couve, beterraba, cenoura e mamão). 

Na oportunidade também houve o lançamento do Programa Cisternas Escolares que destina água de boa qualidade para alunos de escolas rurais, entrega de insumos agrícolas, 01 multicultivador e 50 trituradores forrageiros que auxiliarão no processamento dos alimentos dos ovinos e caprinos dos criadores.

 "Hoje estou muito feliz de realizar aqui no município de Caxias este Encontro Regional, onde aproximadamente mil agricultores familiares região estão participando conosco. Trouxemos um pacote de ações que visam desenvolver ainda mais a agricultura familiar do território Leste Maranhense", contou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

“Realmente este evento mostra o compromisso do governo do estado com os trabalhadores rurais. A agricultura familiar do nosso estado vive hoje um novo momento, um momento de desenvolvimento e crescimento”, exclamou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais – STTR de Caxias, Neto do Sindicato.

Para a beneficiária Maria Lina, do município de São João do Sóter a forrageira que ela recebeu no encontro vai ajudar bastante na alimentação da sua criação.  

“A forrageira que eu recebi vai ajudar bastante na produção da ração dos animais e com as sementes de hortaliças eu terei uma produção de encher os olhos. Só tenho a agradecer o apoio do Governo”, pontuou.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Maranhão – FETAEMA, Chico Miguel, o evento é uma conquista do trabalhador e trabalhadora rural. “Este evento é uma conquista para nossos agricultores familiares. É um momento de reflexão de como a agricultura familiar deste Estado ganhou espaço no Governo. Nós estamos deixando de ser apenas consumidores para ser um estado produtor de alimentos”, concluiu.

Além das entregas, houve palestras sobre o relançamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF no Estado e sobre o programa Cisternas.

Para o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural- AGERP, Júlio César Mendonça o evento proporcionou um momento de análise da gestão. “Foi possível sentir a satisfação e a confiança dos agricultores (as) familiares de vários municípios que participaram do Encontro Regional. Com isso, nós temos a missão de continuar trabalhando fortemente, para sempre termos essa confiança e avançar ainda mais com a produção de alimento de qualidade no Estado”, declarou.

Participaram da solenidade o prefeito de Aldeias Altas o senhor, Zé Reis, prefeito de Duque Bacelar, Jorge Oliveira, secretário adjunto da SAF, Chico Sales, os superintendentes da SAF, Loroana Santana e Pedro Bello, vereadora de Caxias, Aureamélia Soares, presidente do Inapem, presidentes de associações e sindicatos rurais de vários municípios do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário